É sua Culpa! Mais de 2 milhões de visualizações em uma semana

video-estupro-india-500x281

It’s your Fault é um video que está rodando a internet há uma semana e já alcançou, em sua versão original em inglês, mais de 2 milhões de visualizações. Criado por humoristas de Mumbai “All India Bakchod” (Os charlatões da Índia), formado por Gursimran Khamba, Tanmay Bhat, Rohan Joshi e Ashish Shakya, o video ironiza a culpa da mulher nos estupros. Foi idealizado como uma tentativa de alcançar um público maior e como forma de protesto após o bárbaro estupro coletivo de uma estudante dentro de um ônibus em Nova Déli, em dezembro do ano passado. A morte da estudante em decorrência do estupro causou uma onda de protestos na Índia, mas algumas pessoas culparam a jovem – e foi isso que motivou os comediantes.

“Bhaya”

O popular guru indiano Asaram Bapu, por exemplo, disse que a vítima também teve culpa, embora em menor medida que os agressores, já que em vez de resistir “devia ter rezado para Deus e pedido aos estupradores, chamando-os de ‘Bhaya’ (irmão), que a deixassem em paz”.

“Não sabíamos como o público ia reagir. Tínhamos medo de que as pessoas não captassem a ironia e pensassem que estávamos trivializando um tema tão sério, mas sabíamos que tínhamos que fazer algo”, explicou um dos comediantes, Gursimran Khamba, da Agência Efe.

A atriz Koechlin aceitou participar do projeto junto com a estrela da televisão indiana Juhi Pande porque, segundo ela, “o humor é uma maneira fantástica de enfrentar um tema sério”, mas também disse ter ficado “preocupada com a possibilidade de não ser entendida”.

A polícia não escapou da paródia no vídeo, acusada em várias ocasiões de incompetente e insensível diante das agressões sexuais, e de transformar as delegacias, como denunciou a organização Human Rights Watch, em “lugares que inspiram temor”.

Assista o video legendado, curta e compartilhe.

Posts relacionados:

Uma foto por dia no pior ano da minha vida

Propaganda lança campanha que só criança enxerga

Feminismo Fora de Moda

Suas armas são as palavras

Curta também nossa página no facebook https://www.facebook.com/SonhosEmMosaico

Anúncios

Seja você uma parte desse mosaico. Compartilhe suas impressões, sentimentos e opiniões aqui.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s