Holi – O Festival de Cores esse ano aqui no Brasil

Video de lançamento do Holi Festival Brasil

Esse ano seremos presenteados com uma versão brasileira do tradicional Festival de Cores da Índia. O festival será realizado no inicio da primavera, em setembro, com datas a serem confirmadas. São Paulo foi a cidade escolhida para sediar a festa no Brasil, mas o local ainda é desconhecido.

Color throw

O que é o Holi Festival of Colours?

Ele celebra a paz e a união entre diferentes culturas com diversas atrações musicais e artísticas. O colorido festival de Holi tem uma origem antiga e celebra o triunfo do ‘bem’ sobre ‘mal’. Neste dia, as pessoas se abraçam e desejam uns aos outros um “Holi feliz”. Holi é a comemoração do fim da escuridão do inverno e que representa a felicidade com o surgimento do primeiro broto da flor de primavera. O festival original tem vários dias, que começa desde o recolhimento de lenha para a fogueira de Holika até o dia de adoração à Kaamadeva.

OB-WU848_india2_G_20130325012612

Os Rituais

Fogueira Holika
Um boneco representando Holica, um espírito do demônio, é colocado em uma fogueira e queimado. O ritual simboliza a vitória do bem sobre o mal e também o triunfo do mais fervoroso devoto. As crianças costumam ‘maldizer’ o demônio para afungentá-lo.

P3190111-1

Jogo das Cores
No dia seguinte ao demônio consumido pelo fogo, se celebra o Dhuleti. Comemorado com muito entusiasmo e diversão, o jogo de cores eleva o espírito ao sentimento de felicidade e prazer enquanto os participantes esparramam a alegria das cores uns sobre sobre os outros.

Holi-celebrations-Group-of-kids-playing-Holi-in-India

Kaamadeva & Shiva
É a tradição de adorar Kaamadeva, o deus do amor da mitologia indiana. É a concretização da fé das pessoas na lenda que fala sobre o grande desejo de Kaamadeva quando disparou sua flecha de amor em Shiva para quebrar sua meditação e despertar seus interesses mundanos. Depois de um agitado dia divertido e exaustivo, a euforia se acalma e as pessoas mais tranquilas cumprimentam amigos e parentes e os convidam a visitá-los e trocar doces.

holika-dahan-wallpaper

As bebidas típicas

O Bhang é descrito como um drink benéfico que “libera a ansiedade”. Tradicionalmente na Índia, tornou-se sinônimo de Holi. É uma bebida extremamente forte e pode causar efeitos alucinógenos. Em um pilão, os brotos e as folhas da Cannabis são esmagadas e moídas até formarem uma pasta verde. Nessa pasta se misturam leite, manteiga e especiarias. Bhang também é misturado com ghee e açúcar para obter um sabor mais apimentado, como pequenos “chicletes” chamados golees.

1

Thandai é uma alternativa “saudável” para substituir o álcool.  A bebida energética é tradicionalmente saboreada em meio à chuva de cores, quando as pessoas estão exaustas de tanta euforia. Feita de água, açúcar, sementes de melancia e melão, amêndoas, sementes de lótus, castanha de caju, cardamomo, saunf, rosa-flor, pimenta branca, açafrão e adicionando o Bhang, é extremamente intoxicante. Bhang e Thandai misturados formam uma bebida inebriante que pode liberar a vergonha, a timidez e levá-lo ao êxtase.

images

Tanto o Bhang, quanto o Thandai, como a composição das duas bebidas, deve ser usada com moderação. Assim como a euforia, podem causar reações de agressividade e mal estar. Se eles serão liberados aqui ou não, ainda não sabemos.

Adding-some-color

A versão indiana da divulgação do festival

Dicas e sugestões para que o Festival Holi seja uma festa segura e alegre

Durante a chuva de cores, lance o corante com segurança, sem mirar o rosto das pessoas que é especialmente vulnerável.
Não seja violento nem rude. O Holi é uma festa de paz e alegria, e cada um tem responsabilidade pelo sucesso dela.
Compre produtos naturais para evitar agressões à pele e ao cabelo. Não use tinturas permanentes.
Certifique-se de hidratar bem o rosto e pele antes do jogo.
Uma camada espessa de tinta nas unhas as protege e facilita a limpeza.
Óleo mineral em seu cabelo também é recomendado, assim como cobri-lo com chapéu, boné ou lenço.
Proteja os olhos com óculos escuros.

120531.aam_.holi_0083_EDIT_2

Coloque suas piores roupas, pois certamente você só as guardará se desejar guardá-las como lembrança.
Evite aglomerações.
Evite o excesso de álcool.

É bonito imaginar milhares ou milhões de pessoas festejando o amor. É esperançoso acreditar que tanta energia junta pode estar canalizada para a paz. Resta saber se a essência desse festival milenar indiano será consciente. Se o Holi em Sampa será uma ponte para romper barreiras, fronteiras e ódio. Esperamos que esse “Woodstock” indiano seja mais uma inspiração para quem levanta a bandeira da paz e do amor.

corantes

Por enquanto apenas a isca, mas para quem já foi fisgado acompanhar as novidades, acesse o link http://holifestivaldascores.com.br/

Mais sobre a Índia em https://sonhosemmosaico.wordpress.com/2012/10/03/primeiro-eles-ignoram-voce-depois-riem-de-voce-depois-brigame-entao-voce-vence/

Curta também nossa fan page no facebook:https://www.facebook.com/SonhosEmMosaico

 

Anúncios

6 pensamentos sobre “Holi – O Festival de Cores esse ano aqui no Brasil

  1. Que festa linda! Adoraria ver realizada no Brasil, mas sinceramente, acho que o povo não está preparado para comemorar com educação.Só se for em um espaço restrito com pessoas que sintam o espírito da festa.

  2. Linda a festa, e super topo participar, mas brasileiro é um pouco sem noção, acho que só deveria ser permitido lançar o corante que seja distribuído pelo evento (se já não é assim que funciona nos outros países), não da para confiar muito nas pessoas.

  3. Nossa muito lindo esse festival adoraria se acontecesse aqui no brasil.
    Esse festival me lembra o clipe NOW do paramore tipo se acontecesse aqui no brasil em meio aos protestos q estão rolando ia se parecer muito com o clipe *-*

Seja você uma parte desse mosaico. Compartilhe suas impressões, sentimentos e opiniões aqui.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s