Sichuan – uma história mais forte que o terremoto

size_590_photo_1366463374109-1-0-web

Um terremoto de magnitude 6,6 atingiu a província de Sichuan às 8h02 (21h02 no horário de Brasília). Segundo a imprensa local, há 156 mortos e 5.500 feridos, mas como acontece nessas tragédias, esses números mudam rapidamente. Quase todas as casas próximas ao epicentro desabaram e regiões vizinhas com até 140 km de distância sentiram o abalo. Depois do tremor principal, ainda houveram 11 réplicas com magnitude acima de 3.0, com uma pelo menos de 5.1. Não foi a primeira vez que Sichuan sofreu com a ira da natureza. Há 5 anos passou pelo seu pior terremoto, com 70.000 mortos.

Chengdu – centro comercial e industrial de Sichuan

Mas eu não sou uma jornalista. As informações contidas aqui foram buscadas em diversas notícias espalhadas pela rede. Como homenagem, ofereço aos desabrigados, às famílias que perderam pessoas queridas, aos que esperam socorro sobre os escombros e a todos que trabalham para salvar e ajudar as pessoas, minha admiração mostrando aqui um pouco desse lugar fabuloso e de sua cultura. Tenho a certeza, que assim como já o fizeram antes, terão forças para recuperar-se e agregarem à sua história mais um capítulo de vitória diante de tanta tristeza e medo.

Apresento a todos, Sichuan

6358_1280x800

Aqui, em Sichuan, pulsa o sentir místico e ancestral do povo das montanhas, que habitam uma região tão agreste quanto sublime” frase narrada de uma fábula chinesa em dialeto tibetano

Uma das maiores províncias da China, é a porta de entrada para o Tibete, principalmente na parte ocidental, onde vivem muitos tibetanos, os viajantes podem experimentar seus costumes e hábitos de vida. Chengdu, é o centro cultural e industrial, e também tem sido famoso por seus cetins luxuosos, brocados e laca desde o século 13.

creek__daocheng_yading_sichuan__china

Sichuan significa “Quatro Circuitos de Rios”, o que já é uma dica das belas e variadas paisagens exuberantes que possui, incluindo ravinas, bacias, rios, lagos, fontes termais, cachoeiras e cavernas de calcário. Há muita riqueza na fauna e na flora também graças ao clima ameno e agradável que predomina na maior parte do ano e que se intercala com as épocas de chuva abundante. Mesmo assim, possui um inverno, que apesar de curto, pode alcançar as temperaturas mais baixas da China.

daocheng_yading__sichuan__china

As montanhas Hengduan abrigam plantas raras do país e hospedam mais de 50 espécies de animais igualmente raros, incluindo um dos mais populares, que como vivem em sua maioria lá, ofereceu à província o carinhoso título de “Cidade natal de pandas gigantes”. Em Chengdu Panda Breeding Research Center, um dos centros mais importantes do mundo para a conservação em cativeiro de pandas gigantes, os visitantes tem a chance de vê-los de perto.

Giant pandas eat bamboo at the new base of the China Conservation and Research Center for the Giant Panda in Wolong

Sichuan é um dos berços da nação chinesa e desempenha um papel importante na história da China. Há indícios da presença humana há dois milhões de anos nesse local. E há cerca de 25 mil anos atrás, civilizações se instalaram formando o Shu antigo, altamente desenvolvido. Em 221 aC, com a unificação da China pelo imperador Qin Shi Huang, a região gradualmente se misturou à cultura da Planície Central, não impedindo que a cultura local continuasse a se desenvolver. De 220 a 280 dC, Chengdu foi a capital do reino de Shu .

Sichuan-China21

A longa história dessa civilização primitiva deixou nesta área abundantes heranças históricas, como o Sistema de Irrigação de Dujiangyan construído no século III aC, por exemplo. Ele contava, já naquela época, com uma série de represas que aliviavam os danos das enchentes nas épocas de chuva torrenciais.

rodovia_Sichuan_Tibete

A comida local também é uma herança rica e saborosa, caracterizada por sabores picantes e marcantes. E o Sichuan Ópera é uma das mais famosas do país. Usando máscaras, cuspindo fogo, fazendo acrobacias, com uma rica e contagiante percurssão e comediantes talentosos, conservam a cultura desse povo milenar, Há muitos que acreditam que suas habilidades são incomparáveis no mundo todo. Está listada como Patrimônio Mundial Imaterial, mas o pedido ainda está pendente.

SichuanOperaCompany

Na fronteira entre as províncias de Yunnan e Sichuan, existe um lago de água doce, o lago Lugu, onde se encontra uma das mais antigas sociedades matriarcais ainda remanescentes. Além do comando feminino, o povoado desta região destaca-se pela ausência de criminalidade.

Foto Jialiang Gao

Outra maravilha de Sichuan é o Grande Buda de Leshan, a maior estátua do  mundo esculpida na montanha, com 71 metros de altura.

statue-giant-buddha-leshan-china  (1)

Mais fotos desse lugar indescritível

images (2)

Photographers-Paradise-Ganzi-Sichuan-Province-Of-China-1-1080x1920

sichuan

sichuan5-300x209 sichuan9-300x225

wenshu-monastery-gardens

Leia também https://sonhosemmosaico.wordpress.com/2012/07/13/palacios-nazaries/

Curta também nossa fan page no facebook:https://www.facebook.com/SonhosEmMosaico

Anúncios

4 pensamentos sobre “Sichuan – uma história mais forte que o terremoto

  1. Obrigado por expor um pouco da história de Sichuan, muito interessante e linda. Em junho estarei indo ao Sudeste Asiático, China e Nepal por 5 meses. E certamente incluirei Sichuan no meu “road trip”. Parabéns pela sua forma de escrever, é super leve e agradável. Abraços fraterno.

Seja você uma parte desse mosaico. Compartilhe suas impressões, sentimentos e opiniões aqui.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s