Coração Satânico – 1987

Em 1987, Alan Parker mostrou mais uma vez seu interesse em visitar o íntimo humano, explorando o impasse entre o bem e o espírito brutal que existe no homem. Coração Satânico, cujo nome original remete a uma ideia contrária – Angel Heart, é uma incursão ao macabro humano. 

O filme é dotado de forte apelo visual. A remontagem da época beneficiou a fotografia com imagens sensuais, penetrantes, sombrias e macabras. Assim como a trilha sonora que também é um espetáculo à parte, as sombras registradas no filme são quase personagens que compõem a trama, tão importantes quanto os humanos.

O filme começa em uma Nova York dos anos 50, chuvosa e deprimente, mas depois a trama encaminha o personagem principal para Louisiana, no sul do Estados Unidos, sob um calor infernal.

Marlon Brando foi considerado para fazer Louis Cyphre, interpretado no filme por Robert De Niro, cliente de Harry Angel, o decadente detetive particular que considero a melhor atuação de Mickey Rourke numa carreira cheia de altos e baixos. Não sou fã desse ator, mas nesse filme ele está perfeito!

Contratado por Louis Cyphre  para encontrar Johnny Favourite, um cantor de jazz desaparecido, Harry Angel se aprofunda na investigação envolvendo-se com figuras estranhas, pessoas vão morrendo de maneiras trágicas e entra em um mundo místico que não compreende.

Os personagens vão se mostrando aos poucos, sem pressa, mas com muita tensão. É um filme de cenas fortes, cheio de simbolismos e metáforas que você encontrará no cenário, nas vestimentas, na posição que cada um ocupa nas cenas, no jogo de luz e até nos nomes dos personagens. Eu perdi as contas de quantas vezes assisti a esse filme e ainda continuo descobrindo detalhes que enriqueceram essa trama.

Além de serem figuras simbólicas, elevadores, ventiladores de galpões e escadas antigas, reforçam o estilo de cinema noir. Apesar de ser considerado um filme de terror, o roteiro é elaborado e o grande mistério é revelado em doses homeopáticas, com diversas reviravoltas, ao melhor estilo de um bom suspense.

É tentador citar cada detalhe que me chamou atenção no filme, mas certamente perderia a graça para quem ainda vai assisti-lo. Infelizmente não encontrei o link de trailer ou filme legendados. Segue abaixo o link para o filme em inglês. Um filme recomendadíssimo que vale a pena procurar para ver caso não consiga assistí-lo em seu idioma original. Bom divertimento!

Anúncios

Seja você uma parte desse mosaico. Compartilhe suas impressões, sentimentos e opiniões aqui.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s