Feminista & Feminina

Tenho ouvido com certa regularidade que as mulheres não querem mais nada, bebem mais que os homens e são competitivas no ambiente de trabalho. Talvez o pior argumento seja o de que a ‘mulher sem homem’ é mal resolvida e que isso seja um resultado inerente à liberdade que procura. Resumindo, essas expressões sugerem que as mulheres independentes perderam a feminilidade, sua essência…

No link abaixo, Ivan Martins, que sempre me surpreende por ter uma visão objetiva e muito clara a respeito de tudo que delibera, reflete sobre a agressividade ética e moral no qual as mulheres independentes são atingidas diariamente por pessoas que de certa maneira se sentem prejudicadas por suas posturas.

http://revistaepoca.globo.com/Sociedade/ivan-martins/noticia/2012/09/os-homens-que-odeiam-feministas.html

A primeira gravura é de alguém que realmente se acha engraçado… O típico comportamento descrito na coluna de Ivan Martins. A segunda gravura ficou famosa e foi divulgada quando as mulheres que tinham seus maridos e filhos em guerra tiveram que ir trabalhar e sustentar suas casas, além de prestarem serviços de apóio aos militares

Dizem que os homens se assustam com mulheres fortes, independentes, com iniciativa e impetuosas. Acho que não na verdade. Acho que admiram, mas sentem-se um pouco pressionados por toda a pressão de uma educação que ensina que ele precisa tomar uma posição de superioridade no que diz respeito ao poder, seja ele de decisão, iniciativa ou profissional. Os homens de maneia geral são criados de maneira competitiva e a exposição de sensibilidade e sentimentos os transforma em motivo de piada, como se isso o tornasse menos homem.

Se formos pensar em seres humanos assustados, as mulheres o estão igualmente com a dificuldade de encontrar parceiros. É uma tremenda besteira dizer que as mulheres satisfazem-se sozinhas. Divertem-se sim. Continuam a lutar e viver suas vidas, mas seguem desejando relacionamentos que as completem, que as protejam e que compartilhem de ideias, dinheiro, sonhos e amor. Por isso deveriam abrir mão da liberdade conquistada?

Acredito que a antiga relação homem & mulher era mais vantajosa para o sexo masculino, porque é realmente mais fácil comandar o roteiro de uma vida a dois do que ter que conquistar sua parceira novamente todos os dias e ter que negociar e ceder como só as mulheres faziam antigamente. As mulheres tão pouco estão livres da mesma tarefa. Conquistar seu parceiro todos os dias nunca se fez tão necessário como nos dias de hoje, para todas as pessoas.

A mesma liberdade de ação que incomoda, abriu também precedentes para relações sexuais muito mais fáceis de se conquistar. Se antes um homem vivia aproveitando sua liberdade até encontrar uma mulher ‘para namorar’, hoje as mulheres fazem o mesmo. A única diferença é que hoje o homem corre o risco de encontrar ‘a elegida’ e ela não dividir o mesmo sentimento, enquanto antes a praxe para a mulher era sempre namorar. Isso na verdade é saudável porque a decisão de tentar um relacionamento mais profundo só acontece quando duas pessoas estão realmente certas de seus objetivos e de que esses sejam comuns entre os dois.

O fato da mulher ter que trabalhar, enfrentar os mesmo desafios profissionais e sustentar em igualdade sua vida foram fundamentais na mudança de comportamento. O poder de decisão da vida sempre esteve em muito ligado ao fato de que só o homem era provedor, assim a mulher se tornava um pouco refém de uma situação onde não tinha as mesmas armas para se posicionar. O machismo ainda se faz muito presente dificultando a divisão justa de funções. É o preço que estamos pagando por nossa impagável liberdade, o que não quer dizer que tenhamos que nos submeter a isso como condição eterna.

Vivemos tempos onde a mulher desenvolveu características antes vistas apenas como masculinas. Tempos que foram assustadores e importantes para que, ainda sem estarmos em uma sociedade perfeita, nos tornasse mais livres. Como não podia deixar de ser, os homens estão conquistando a duras penas características antes atribuídas só as mulheres. A diferença é que esse processo tem acontecido em sua maioria por adaptação, o que é um tanto lógico, porque só procura mudança quem se sente em desvantagem, o que não era o caso dos homens.

Uma vez eu assisti a um documentário, “Blue Eyes” (https://sonhosemmosaico.wordpress.com/2012/08/03/blue-eyes/ – post que falo sobre ele e possui o link original), que me causou grande impacto e que recomendo a qualquer pessoa. Como mãe inclusive me senti na obrigação de dar para meus filhos assistirem como uma grande lição de vida. Ele fala sobre racismo e logo no início de uma palestra, Jane Elliot pergunta à platéia: Quem aqui gostaria de receber o mesmo tratamento que os negros? Diante do retumbante silêncio dos ouvintes, ela conclui: Esse silêncio só prova que vocês sabem o que acontece e não querem para vocês. Por que permitem que aconteça com outras pessoas? O machismo é igual, assim como a homofobia ou qualquer outro preconceito seja racial, social ou religioso.

As feministas só lutam para que todas as mulheres possam ser tratadas com os mesmos direitos que os homens. Estamos assumindo nossa justa e proporcional cota de deveres também, não estamos? Não sejamos omissos. Devemos refletir sobre nossas próprias culpas no que diz respeito a tudo que alimenta o machismo. Respondendo ao que foi escrito no primeiro parágrafo, mulheres feministas não são menos femininas. Não estamos fazendo greve de homem e nem temos problemas em conviver saudavelmente com eles. Só queremos andar de mãos dadas, mas aqui talvez ‘mãos unidas’ faça mais sentido.

Leia também https://sonhosemmosaico.wordpress.com/2012/09/19/guerra-dos-sexos/

Curta também nossa fan page no facebook:https://www.facebook.com/SonhosEmMosaico

Anúncios

3 pensamentos sobre “Feminista & Feminina

  1. Pingback: Feminismo fora de moda | Sonhos em Mosaico

Seja você uma parte desse mosaico. Compartilhe suas impressões, sentimentos e opiniões aqui.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s