The King Freddie Mercury

Se estivesse vivo, Freddie Mercury faria 66 anos em 5 de setembro. Morreu de AIDS após assumir a doença um dia antes de falecer. Sua voz através das músicas do Queen, grupo ao qual foi integrante grande parte de sua vida, marcou minha adolescência e desperta sentimentos intensos até hoje. É impossível pensar em alguém que pudesse substituí-lo. Sua voz e as músicas que compôs e interpretou continuam encantando e conquistando gerações.

Freddie não era popular apenas por sua belíssima e potente voz. Era cantor, compositor, amante e conhecedor de arte. Sua história se mistura com a do Queen,  e ao contrário do que muitos falavam, não se considerava um líder da banda. Postura que deixou bem clara nessa imperdível entrevista no mínimo “bizarra” que concedeu a Glória Maria, repórter da Globo, em 1985, quando veio participar do Rock’n Rio no Brasil.

Difícil escolher apenas algumas músicas preferidas, mas não resisto em citar algumas:

Bohemian Rhapsody

A música consiste de seis seções: introdução, balada, solo de guitarra, ópera, hard rock e conclusão. Formato incomum em músicas de rock. Seu clip igualmente inovador para época, popularizou o uso de videoclips para lançamento de singles , além de ter sido considerado o marco inicial da “era da MTV”.

I Want Break Free

Era começo dos anos 80. Uma banda de rock se travestia e gravava um clipe. I Want To Break Free foi interpretado como uma das primeiras referências à cultura homossexual difundida para o grande público em meios de comunicação de massa, por tratar com naturalidade o assunto, que foi tema de diversos outros clipes depois. Este vídeo pode ser considerado um dos primeiros passos contra o preconceito, apesar de Freddie Mercury negar que a intenção fosse essa, como mostra a entrevista acima com Glória Maria.

 We Will Rock You

Dona de uma das batidas mais populares, a canção de autoria de Brian May e Roger Taylor fala de um cara que quer mudar o mundo pela sua revolta social e política.

We Are the Champions

E para me despedir deixo aqui o video de We Are the Champions. Uma canção escrita por Freddie Mercury, gravada e executada pelo grupo Queen no álbum de 1977 intitulado News of the World. É uma das canções mais famosas e populares não só da banda como também de toda a história da música inglesa e mundial. 

Curiosidades

Freddie nunca dirigia automóveis. Não porque não gostasse, mas simplesmente porque não sabia dirigir. Não sabia e nunca quis saber.

Era completamente apaixonado por gatos.  Certa vez, durante o intervalo de gravações do álbum Innuendo, ele mostrou uma música em homenagem a sua gata, Delilah (Dalila) O baterista Roger Taylor não gostou da música, deu uma bronca, saiu do estúdio, e só voltou no dia seguinte. Mas a música em homenagem à gatinha de Freddie foi gravada e está lá no álbum, pra quem quiser ouvir.

Seu maior sonho era cantar em dueto com Montserrat Caballé, uma cantora lírica espanhola (soprano). Seu sonho foi finalmente realizado em 1988, quando gravou o álbum Barcelona.

Ele e Mary Austin jamais se casaram, eram simplesmente namorados. Mesmo depois de acabarem o namoro, permaneceram sendo grandes amigos. Freddie destinou grande parte de sua herança para ela.

Ele e o baterista da banda Kiss, Eric Carr, morreram no mesmo dia.

Dizem que o Queen jamais viajava junto, de avião. Por segurança, os quatro integrantes viajavam de dois em dois, em aviões diferentes. Dessa forma, se o avião caísse, a banda poderia continuar com os outros integrantes que sobreviveriam.

John Deacon, baixista da banda, era um amigo muito especial de Freddie, tendo sido parceiro dele em várias composições de sucesso. Quando o Queen se desfez, Deacon decidiu se retirar do mundo da música, em homenagem ao amigo.

Champanhe era sua única bebida.

Ele próprio dizia ser fã número 1 de John Lennon.

Akira Toriyama, fã declarado de Freddie  e criador do anime Dragon Ball, criou o professor de baseball de Gohan em homenagem a Freddie.

Fonte de informações sobre curiosidades: http://www.vocesabia.net/curiosidades/curiosidades-sobre-freddie-mercury/

Anúncios

Seja você uma parte desse mosaico. Compartilhe suas impressões, sentimentos e opiniões aqui.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s