Nada tema, com Smith não há problema

Eu tinha uma chefe, que dizia que era fã das vilãs dos contos de fadas. “As vilãs que dão graça às histórias”, dizia ela.

Nas década de 60 e 70, os heróis eram pessoas virtuosas, valentes, de beleza inigualável e uma bondade que os tornavam quase bobos, e é inegável que os vilões eram a grande atração.

Quando falamos de Perdidos no Espaço, lembramos de Will, o garoto da família, seu inseparável robô que prenunciava o perigo com a frase; “Perigo, perigo!” num som metálico, e, é claro, o Dr. Smith.

Jonathan Harris, que interpretou o Dr Smith, foi o último do elenco a ser contratado. Nos primeiros episódios ele aparece como “participante especial”, mas seu personagem imediatamente é aceito pelo público, ao ponto de se tornar o centro da trama. Na primeira temporada ele é o vilão cruel que tenta sabotar a missão da família que procura em outros planetas, um que possa se tornar uma colônia para viver, já que a Terra sofria com a superpopulação. A trama se desenrola no futuro ano de 1996. Mas Dr. Smith fica preso por acidente na nave na hora da decolagem. Da segunda temporada em diante se torna o trapalhão, mau caráter, egoísta, egocêntrico e engraçadíssimo personagem que valia cada episódio. 

A célebre frase; “Nada tema, com Smith não há problema”, ficou marcada em nossas memórias, e é impossível não sorrir ao simplesmente lembrar dela.

O seriado foi um dos que fez mais sucesso na época. Fazia parte da programação semanal por dois anos no Brasil, inicialmente pela TV Record. Só parou de ser filmado por questões econômicas com o final da 3ª temporada. O investimento para as filmagens era astronômico para a época.

No início era em preto e branco, mas quando a televisão colorida surgiu, os mestres dos estúdios cinematográficos não economizaram esforços para oferecer ao público sedento de cores, o vestuário mais vibrante e exageradamente colorido. O que hoje rimos por parecer cafona em termos de história, figurino e cenário, era o que tinha de mais atual em termos de criatividade e tecnologia.

Anúncios

Seja você uma parte desse mosaico. Compartilhe suas impressões, sentimentos e opiniões aqui.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s