Um olhar para o passado, um passo para o futuro

Quando eu resolvi me divorciar, não pensava no que a vida me traria. Foi como um teste de múltipla escolha que não se sabe a resposta. Fui apenas eliminando o que eu tinha certeza que não resultaria em um final positivo para mim. Pouquíssimo tempo depois da separação percebi que muitos dos problemas que eu vivia não tinham a menor a relação com meu casamento, mas em como eu estava guiando a minha vida. O casamento era só conseqüência disso.

Eu não visualizava um futuro, nem sonhava com ele. Nem passaria pela minha cabeça, os amigos que eu faria, os amores possíveis que eu recusaria ou impossíveis que me fariam chorar. Não sabia que o mundo estava a minha espera. Novas sensações, novos lugares, novas vivências.

Acho que a primeira grande transformação que ocorreu em mim nesse processo, foi a de impor limites. Visivelmente eu deixei as pessoas me atropelarem com suas exigências e idéias, meu trabalho me consumir até a exaustão, escondi meus anseios e fraquezas em um baú trancado para viver conforme as regras da “normalidade”.

Nesse novo mundo que estou sendo apresentada, descobri que a entrada é franca e nem pegamos fila, não precisamos de senha e há espetáculos novos todos os dias. Que a nossa participação só depende de nós mesmos, e não como expectadores, mas contadores de história, criadores dessa história.

E fico pensando… Por que permitimos que o medo do desconhecido nos aprisione? Por que nos parece mais fácil convivermos com algemas conhecidas do que com a possibilidade de novos ares? Casamentos tristes, empregos sem retorno financeiro ou profissional, amizades inconsistentes…

Isso não significa exatamente que as pessoas precisem desistir de tudo isso. Não estou aqui fazendo um tributo à inconseqüência… Nem dizendo que todo o passado é ruim ou todos os aspectos da vida. Quero dizer, que de uma forma ou de outra, as pessoas vivem situações de conformismo em suas vidas e na minha opinião, o pior deles é o de se acostumar com a própria maneira de ser. De se sentir tão arrogante e seguro que acha que nada tem que ser mudado. Só nos outros. 

Entre pensamentos, análises e vivências cheguei à conclusão que a arte de recomeçar, é a força de enfrentar o medo, o exercício de se questionar e se modificar a cada dia para tentar ser melhor. É experimentar o novo, vivenciá-lo para ter seus próprios critérios na decisão de mantê-lo em sua vida ou não. É seguir mais o seu próprio pensamento do que o dos outros.

A arte de recomeçar é a de arriscar. É aceitar que para ganhar uma coisa, se perde outra, e que pode dar errado e ter que começar tudo de novo. Aceitar que não podemos ter tudo, mas que podemos tentar conquistar tudo que nos faz falta, e que nessa busca descobrimos que os desejos mudam, os conceitos se transformam e nos tornamos pessoas mais generosas e compreensivas com as diferenças, porque são elas que nos tornam pessoas exclusivas e nos faz admirar a beleza do outro que não existe em nós. É nesse ponto que as pessoas se completam, compartilham e dividem.

É nesse ponto que enxergamos que o medo é só uma sombra gigante e distorcida das nossas fraquezas e que temos o poder de nos fortalecer.

Nessa caminhada tenho perdido e chorado, tenho sofrido e me angustiado, mas toda vez que eu ganho e me sinto feliz, vivo momentos de liberdade. Uma liberdade que não tenho como descrever. E me sinto mais completa. E sinto que estou no caminho certo. Recomeçando a cada dia…

2 pensamentos sobre “Um olhar para o passado, um passo para o futuro

  1. 11 DE MAIO DE 2011 ÀS 11:24
    Ceres seu texto me tocou muito forte! No dia de hoje sua frase … “É nesse ponto que enxergamos que o medo é só uma sombra gigante e distorcida das nossas fraquezas e que temos o poder de nos fortalecer.” sera minha frase. rs Muito obrigada, minha amiga genial!

Seja você uma parte desse mosaico. Compartilhe suas impressões, sentimentos e opiniões aqui.

